-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 1
4. PADRONIZAÇÃO DE PASTAS
Para a padronização e padrão de projeto é utilizado o modelo MVC (Model, View, Controller). O MVC é nada mais que um padrão de arquitetura de software, separando sua aplicação em 3 camadas. A camada de interação do usuário(view), a camada de manipulação dos dados(model) e a camada de controle(controller). Um dos motivos para utilização do MVC, é por ser plicável a qualquer sistema computacional, além do fato do seu uso ser o mais comum em aplicações Web. A importância apresentada de cada pasta no desenvolvimento do projeto neste documento visam atender o ambiente de desenvolvimento dos projetos.
A pasta Models é utilizada para manipular informações de forma mais detalhada, sendo recomendado que, sempre que possível, sempre que você pensar em manipulação de dados, pense em model. Ela é responsável pela leitura e escrita de dados e também por suas validações.
A View é responsável pela camada de interação com o usuário. Tudo que o usuário final visualiza, toda a interface, informação e exibição dos dados, sendo ela por meio de html.
A controller é responsável por receber todas as requisições do usuário. Seus métodos chamados actions são responsáveis por uma página, controlando qual model usar e qual view será mostrado ao usuário. Em outras palavras, é na controller que se decide “se”, “o que”, “quando” e “onde” deve funcionar, definindo quais informações devem ser geradas, quais regras devem ser acionadas, para onde as informações devem ir e quais operações devem ser executadas.
Nessa pasta ficarão os recursos de front-end do tema que será desenvolvido. A partir desta pasta serão organizados os estilos e as dependências do tema como:
- css
- img
- js
Nessa pasta ficarão qualquer classe ou biblioteca de terceiros. A partir desta pasta serão organizados os estilos e as dependências do tema como:
- css
- img
- js
Nessa pasta, serão incluídos os arquivos e classes (php
) contendo funções para fins genéricos.
Nessa pasta, devem conter todos métodos para gerar o código HTML que é reaproveitado em vários lugares. Isso optimiza o projeto pois, em vez de ter um bloco de HTML que pode ter várias linhas e concatenações com variáveis, você apenas chama o helper com os parâmetros necessários.
Nessa pasta, contém os arquivos: create, seed e schema, que estão relacionados a toda operacionalização ligada ao banco de dados. Logo abaixo abordaremos um pouco mais sobre os três:
create: Arquivo no qual ficam todas as instruções ligadas ao CREATE SCHEMA, que é usado para criar a base de dados.
schema: Arquivo responsável por criar todas as tabelas do banco de dados, com seus respectivos campos.
seed: Arquivo responsável por alocar todas as informações que serão inseridas no banco de dados.