-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 1
3.2 SUBLIME
Um editor de texto simples, limpo, leve e muito customizável.
3.2.1 Configurações do Sublime parar aplicação das Regras Gerais
O Sublime Text permite que você altere as configurações padrões para realizar certas tarefas. Para alterar as configurações clique em Preferences → Settings – User.
As configurações necessárias para realizar as regras gerais expostas na seção anterior de forma automática estão descritas a seguir:
{
"ensure_newline_at_eof_on_save": true,
"tab_size": 4,
"translate_tabs_to_spaces": true,
"trim_trailing_white_space_on_save": true
}
O Sublime tem muitos comandos escondidos que podem não estar listados nos menus. Você pode acioná-los pelo teclado acionando os comandos pelo controle de acesso CMD+SHIFT+P. A seguir alguns deles:
Mútiplas Seleções: Você pode selecionar vários lugares ao mesmo tempo do seu código de maneira fácil, para isso segure o CMD ou CTRL e use o mouse para selecionar diversas partes do seu código.
Selecionar Pedaços iguais do código: Secione a tag desejada para edição e em seguida aperte CMD+D ou CTRL+D para selecionar outros blocos de código iguais a este que você selecionou inicialmente.
Procurar Arquivos: Você pode encontrar arquivos no seu projeto sem ter que ficar perdendo tempo nas pastas, use o atalho CMD+T e em seguida digite o nome dos seus arquivos e edite-os.
Goto Anythig: Você pode encontrar funções, classes ou IDs dentro dos seus arquivos, use o atalho CMD+P. Esse comando abre o search geral do Sublime. Nesse search você pode procurar arquivos, como no exemplo anterior ou se você iniciar a busca com um @, vai possibilitar a procura de funções, classes, IDs e etc. no arquivo aberto. Se você quiser ir para uma linha específica, você pode começar a busca com : (dois pontos) e aí você coloca o número da linha ou use o atalho CTRL+G e número da linha.
Escondendo a sidebar: Ideal para quem trabalha com notebook com tela pequena. Basta apertar CMD+K ou CTRL+K e seguidamente B e isso faz com que o sidebar apareça ou desapareça.
Apagar linha inteira: Para apagar todo o conteúdo de uma linha, utilize CMD+K+K ou CTRL+K+K. Para excluir a linha completamente, utiliza CMD+X ou CTRL+X.
Clonar Linha: Para copiar uma linha inteira e duplica-la utilize CMD+SHIFT+D ou CTRL+SHIFT+D.
Seleção em Bloco: Segure SHIFT e aperte a seta do teclado para baixo. Você verá o cursor selecionando as linhas. Depois segure o CMD+SHIFT ou CTRL+SHIFT e aperte a tecla para direita.
Aalhos de Seleção: A tecla SUPER é CMD no MAC e a mesma é a tecla CTRL no Windows e no Linux.
Outros Comandos que você pode utilizar:
- Selecionar conteúdo entre tags: CTRL+SHIFT+A
- Expandir seleção para linha: CTRL+L
- Expandir seleção para ocorrência idêntica: CTRL +D
- Expandir seleção para escopo: CTRL +SHIFT+SPACE
- Mover a linha para cima: CTRL +SHIFT+UP
- Mover a linha para baixo: CTRL +SHIFT+DOWN
- Duplicar linha: CTRL +SHIFT+D
- Juntar linhas: CTRL +J
Assim como no Brackets o sublime apresenta alguns plug-ins que facilita a vida dos desenvolvedores. Alguns recomendados que você pode utilizar:
Package Control: Antes de instalar qualquer pacote de plug-in, é importante que você já tenha instalado em seu Sublime o Package Control de acordo com a versão do Sublime utilizada. O Package Control é um plug-in que gerencia todos os outros plug-ins do Sublime.
Emmet: Este plug-in é simplesmente um conjunto de ferramentas de desenvolvimento web que ajudam a codificação de HTML e CSS. Ele permite que você crie, com mais velocidade, seus elementos através de expressões específicas, seguidas da tecla TAB.
Jqery: Esse plug-in pode facilitar bastante no momento de criação de bibliotecas em seus projetos. Ele é um pacote que fornece alguns trechos para a maioria do JQuery, muito usados no dia a dia.
Colorhighliter: Esse é um plug-in serve para inspecionar discretamente os valores de cores hexadecimais selecionados em diferentes estilos e ícones. Além disso, o plug-in adiciona o seletor de cores em um conversor de formato de cor. Seria um tipo de “inspecionar elemento” para cores em tempo real.
Aligntab: Esse plug-in serve para a organização de códigos. Ele vai te auxiliar a permanecer com uma Indentação 100% padronizada. É um plug-in de alinhamento usando expressão regular. Confira abaixo suas características:
- Alinha usando expressão regular
- Espaçamento personalizado, preenchimento e justificado
- Detecção inteligente para alinhamentos se linhas são selecionadas
- Suporte a múltiplos cursores
- Modo de mesa e modo de visualização ao vivo
Colorshemeselector: Esse plug-in permite que você crie uma customização no seu Sublime Text. Resumidamente ele serve para selecionar esquema de cores através do Painel. Infelizmente isso só são adotados cores padrões escolhidas pela ferramenta.
CSS3: Esse plug-in serve para manter uma boa organização no CSS. Existem casos onde queremos acabar ir logo embora para casa e acabamos esquecendo um simples ;
. O CSS3 Syntax ou apenas CSS3 é bem abrangente, pois se baseia nos mais recentes projetos e especificações atuais. Uso: Navegue até View > Syntax > CSS3.
Javascriptnext: Este é um pacote de sintaxe melhorada para Java Script. Baseia-se nos arquivos de linguagem comumente usados e também inclui novos recursos de ECMAScript 6 como módulos, métodos, arrows functions, classes, geradores e assessores (ES5). Se você quiser usá-lo para cada arquivo js, você cria ou abra um arquivo Java Script, e daí clica no nome de sintaxe no canto inferior direito do Sublime, em seguida, clique em “Abrir todos com extensão atual e depois selecione JavascriptNext – ES6 > JavascriptNext.