Um aplicativo Flutter utilizando o controle de versionamento com API.
Packages utilizados
- dio: ^3.0.0
- http: ^0.12.0+2
- rxdart: ^0.22.2
- url_launcher: ^5.1.3
- package_info: ^0.4.0+6
Permissão necessária no AndroidManifest.xml
- <uses-permission android:name="android.permission.INTERNET"/>
Ao iniciar o aplicativo é chamada a função _initPackageInfo() para recuperar a versão do app instalado, em sequência vem a função de versionamento() a qual envia para o bando de dados para validação e retorna com 3 itens:
- SUCCESS
- MSG
- TOKEN
Após esse retorno é feito o tratamento com a possibilidade de 3 situações:
- caso:
Se SUCCESS for igual a true e MSG não contiver nenhuma mensagem o usuário será redirecionado para a tela de login. - caso:
Se SUCCESS for igual a true e MSG contiver alguma mensagem. Será exibido um pop up ao usuário informando que a versão está ficando obsoleta e só será possível utilizar o App até a data limite, após a mensagem o usuário será redirecionado para a tela de login. - caso:
Se SUCCESS for igual a false. Será exibido um pop up com a mensagem informando as versões do App liberadas e exigindo que o App seja atualização. O usuário só conseguira acessar o App após realizar a atualização. Ao clicar no botão atualizar será chamado a função checkPlataformVersion() para verificar qual o sistema instalado no dispositivo, após a identificação, se o sistema for ANDROID o mesmo será redirecionado para loja da Play Store, caso seja IOS será redirecionado para loja da App Store.
- TOKEN: Sua utilidade se dará para autenticar e liberar as chamadas da API.