ā O projeto busca nĆ£o apenas identificar qual tĆ©cnica apresenta melhor desempenho, mas tambĆ©m explorar a viabilidade prĆ”tica e a escalabilidade dos modelos quĆ¢nticos em tarefas reais de classificação de imagens. Esta proposta pretende avanƧar o estado da arte na detecção de imagens geradas por IA, avaliando o potencial dessas novas tecnologias em aplicaƧƵes crĆticas do mundo real.
ā Este projeto propƵe e compara duas abordagens distintas para a detecção de imagens geradas por inteligĆŖncia artificial (IA) a partir de um classificador quĆ¢ntico variacional, com ĆŖnfase em imagens sintĆ©ticas criadas por modelos generativos como GANs (Redes AdversĆ”rias Generativas) e Diffusion Models. Essa iniciativa, parte em consequĆŖncia da crescente dificuldade em distinguir imagens artificiais de reais, fator que levanta sĆ©rias preocupaƧƵes em Ć”reas como jornalismo, verificação de autenticidade, seguranƧa digital e arte. Assim, este trabalho busca explorar soluƧƵes tecnológicas capazes de mitigar esse desafio emergente.
O projeto se estrutura em duas arquiteturas principais:
ā Nesta abordagem, as imagens sĆ£o prĆ©-processadas e reduzidas em dimensĆ£o com o algoritmo PCA (Principal Component Analysis), gerando vetores com um nĆŗmero menor de caracterĆsticas representativas. Esses vetores sĆ£o, entĆ£o, utilizados como entrada em um circuito quĆ¢ntico variacional. O foco estĆ” na aplicação de embeddings angulares para a codificação dos dados em qubits, utilizando templates de entrelaƧamento disponĆveis no PennyLane. O objetivo Ć© testar o potencial da computação quĆ¢ntica em um modelo focado em performace para tarefas de classificação binĆ”ria.
ā Nesta segunda abordagem, sĆ£o extraĆdas manualmente caracterĆsticas visuais das imagens, como entropia, cor, textura e componentes de Fourier. Posteriormente, os valores extraĆdos tambĆ©m podem ser utilizados como entrada em um circuito quĆ¢ntico variacional, permitindo a experimentação com diferentes estratĆ©gias de codificação (como embeddings em amplitude ou nos eixos RX, RY e RZ) e com vĆ”rias combinaƧƵes de camadas quĆ¢nticas, para fins comparativos do modelo anterior em relação a outro modelo focado em escalabilidade.
Ambas as abordagens utilizam validação cruzada, ajustes de funções de perda e diferentes otimizadores para construir classificadores binÔrios robustos, capazes de distinguir com eficiência imagens reais de imagens artificiais.