O sigaad é um daemon que é executado diretamente no seu computador (ou em um servidor seu, se desejar), e pode ser utilizado por outras aplicações para se comunicar com o SIGAA (atualmente somente o SIGAA do IFSC).
As aplicações podem se comunicar com o sigaad diretamente, utilizando sockets, ou através de uma biblioteca auxiliadora, como o libsigaa para a linguagem de programação Java.
O sigaad e qualquer aplicação proveniente dele não deve ser usado em computadores públicos! O uso é permitido somente na própria máquina pessoal do usuário, que somente ele pode acessar. O SIGAA implementa funcionalidades para garantir a segurança e privacidade do usuário em computadores públicos, mas o sigaad tem mecanismos para tornar a experiência melhor que removem essa segurança.
O sigaad faz isso ao fornecer a capacidade de salvar a sessão dos usuários em um arquivo (para que possa ser recuperada entre execuções do sigaad) e armazenar o nome de usuário e senha do usuário no seu arquivo de configuração (para que o sigaad possa logar automaticamente no SIGAA quando a sessão expirar).
Além disso, nunca, em hipótese alguma, compartilhe os arquivos sessao.obj
, dentro da pasta de dados do sigaad, e
sigaad.properties
, dentro da pasta de configurações do sigaad. Estes arquivos podem conter informações válidas de
login do usuário.